Acústica e isolamento fique por dentro.
- Lucas Lpas
- 6 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Essa parte de acústica e isolamento é muito importante para a construção do estúdio, é necessário detectar pra qual finalidade ela deve ser feita. o trabalho pode ser mais focado no tratamento ou isolamento. É necessário também focar no tipo de investimento pois os valores podem variar bastante.
Uma das características do som é sua propagação em qualquer direção, isto é tão importante e tão difícil de manejar, mas em todos os casos quanto mais espessas e grossas forem as paredes mais elas conseguirão reter o som.
A combinação mais efetiva é adicionar ar entre paredes, com uma parede dupla com ar entre as paredes, em alguns casos com fibra de vidro entre elas, já para o piso, uma solução emborrachada é recomendável.
Além disto existem empresas que vendem portas especificas para estúdios, além de aquários (blocos de vidro e madeira colocados entre a técnica e estúdio compostas de vidros espessos com ar entre eles), painéis acústicos em tamanhos padrão ou até mesmo painéis personalizados.
Mesmo em construções novas manter o áudio dentro e o externo fora será um desafio, escolha sempre as opções mais densas de madeira e vedação, use vedação inclusive em espaços entre o ar condicionado e a parede ou qualquer outra fresta. Recomenda-se um selante especial para acústica.
Você também pode adicionar outras camadas de isolamento em sua parede, já que várias empresas trabalham com isto, com materiais densos e leves.
Painéis Acústicos
Segue algumas informações sobre os painéis
O painel acústico é fabricado em gabinete de madeira com preenchimento interno de lã de rocha (longas fibras isolantes minerais (rocha), entrelaçadas e aglutinadas com resinas especiais). Por ser uma linda peça decorativa, é ideal para tratamento das primeira reflexões.

Vantagens do Painel Acústico.
redução de ruídos excelente absorção acústica nas médias e altas freqüências, que são críticas para as divisórias internas e forros na construção civil.redução sonora de até 10 dB nos sistemas drywall, ou seja, 68% superior às mesmas paredes sem isolamento.
Esse vídeo mostra passo a passo como construir o painel acústico.
Espuma Acústica
Aproveitando, eu preciso falar com você uma verdade: espuma não resolve nada.
Ela não isola e algumas poucas realmente tem um coeficiente de absorção relevante.
Algumas até acentuam os agudos!
O desenho da espuma acústica perfilada é o tradicional e mundialmente conhecido como “caixa de ovos”.

Nossa espuma acústica é fornecida em placas de 1,0 x 1,0 metro, e espessuras que variam entre: 25, 35, 50 0u 70mm. Em todo o perímetro desta espuma acústica, executamos um chanfro em ângulo de 40 graus para melhor acabamento na junção das placas.
No gráfico abaixo, podemos observar o coeficiente de absorção sonora (cx) X freqüência (HZ). Isto resultará em um gráfico de absorção acústica . Desta maneira, você poderá escolher qual das espessuras das espumas melhor atendem suas necessidades.
Difusor
Nem sempre você precisa absorver ou refletir tudo, as vezes, é só um caso de evitar que uma onda volte para a sua origem.
E é aí que entra a difusão.

Como já vimos na Física, a Difusão faz com que a luz – no nosso caso as ondas sonoras – sejam refletidas em várias direções, evitando que ela volta de onde veio, falando bem porcamente, hehe.
Assim, não ocorre aquela realimentação que falamos anteriormente e você não escuta duas vezes o mesmo som.
Bass trap
Com vimos antes, os graves são “fortes”, tem muita energia e atravessam facilmente a maioria dos materiais.
Logo, você precisa combinar duas ideias aqui: um painel com material de absorção + uma superfície rígida para refletir o agudo e deixar o grave passar.
O grave tem a tendência a se acumular nos cantos das salas, onde as paredes se encontram e formam um V.

Os cantos funcionam como uma concha acústica – você consegue o mesmo efeito se colocar as mãos atrás dos ouvidos em formato de concha – e, somado à pressão mais alta dos cantos, acontece o acumulo de graves (uma tradução livre de build up ).
Então, como resolver isso? Com bass traps.
As armadilhas de graves existem em várias formas, mas todas respeitam o mesmo princípio: um painel espesso, com uma superfície rígida à frente, posicionado nos cantos da sala.
Comments