Dicas de equipamento para montar seu Home Studio.
- Lucas Lpas
- 4 de dez. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de dez. de 2018
Meu nome é Lucas, mais conhecido como Lpas. Produtor há mais de 10 anos e fundador da Enxame Records (Cursos de Áudio). Durante minha jornada, já tiveram alguns locais onde montei meu studio fazendo toda a transformação do zero. Nesses anos dedicados a produção e gravação eu tive a experiência com vários tipos de equipamentos, nesse texto estarei compartilhando e dando a minha opinião.
Como a maioria de vocês, eu também comecei com poucos recursos, dentro da minha casa, tendo somente o equipamento necessário para iniciar minhas primeiras produções: um computador, um microfone, uma placa e um fone de ouvido. Mesmo assim demorou um tempo até que eu conseguisse evoluir. Hoje em dia conto com monitores de áudio de boa qualidade além de outros periféricos.
No início não tive muita escolha e acabei comprando o que havia de mais inferior no mercado por questões financeiras. Aos poucos fui trocando os meus equipamentos. Sempre busquei investir em marcas que são mais conhecidas no mercado buscando mais qualidade e durabilidade. Hoje posso produzir com muito mais qualidade.
Assim como eu, você também pode evoluir nos seus trabalhos, seja produzindo sons de diversas vertentes ou mesmo buscando aprimorar seus conhecimentos musicais, desde a teoria até a finalização. Para os que têm intenção de montar seu próprio estúdio e iniciar suas produções, eu irei dar umas dicas e mostrar algumas opções de equipamentos de acordo com sua necessidade e seu bolso. Irei mostrar dois tipos de cada categoria para que você possa se decidir qual te atende melhor. Com essas informações você poderá montar seu próprio estúdio!
Objetivos do Home studio
Um home studio pode ser para uso pessoal ou até mesmo atender os mercados de publicidade, rádio, TV, cinema, vídeo, multimídia ou produzir CDs de bandas ou de um músico, DJ ou produtor. O seu perfil, se você é músico, técnico de som, produtor etc., e a sua experiência com o material, também são dados importantes. Devemos pensar se o estúdio vai realizar somente produções próprias ou atender clientes. Cada combinação dessas variáveis implica num uso de equipamento diferente.
O planejamento é muito importante, tudo vai de acordo com o capital disponível. Ele deve ser levado em conta para definirmos o nível ou o padrão geral do estúdio, para que se determinem equipamentos e obras acústicas compatíveis entre si. Por exemplo, o uso de microfones caros e muito sensíveis num quarto de alvenaria sem qualquer tratamento acústico pode trazer resultados decepcionantes.

Computardor
O computador é o cérebro onde geralmente armazena e processa todos os dados na hora da gravação / produção, fazendo a conexão entre todos os periféricos (Analógicos ou digitais).
Qualquer computador novo já serve para você que pretende começar a gravar seus áudios.
As configurações comuns já são bastante adequadas para isso. Recomendo processador acima do I5.
Mas caso você tenha um pc antigo e queira realizar esse trabalho,
Precisará atentar para algumas coisas como a memória RAM que tem que ser grande e o HD também para poder armazenar todo o seu projeto. Isso para começar já serve. as quando chegar a hora de se profissionalizar e ter um estúdio que atenda diversos tipos de demanda, será a hora de investir em um computador de ponta para aguentar.

Recomendações: Muitos profissionais apontam o MAC como sendo um computador adequado para trabalhos de estúdio. Mas o PC também é uma grande opção.
Interface de Áudio
Este equipamento é responsável pela qualidade das gravações entrada e saída.
Uma interface de áudio é um dispositivo que permite você conectar instrumentos e microfones no seu computador. Uma interface te dá a capacidade de gravar vários tipos de sinais de áudio (microfones,etc) na sua DAW.
As novas Interfaces de áudio usam USB, FireWire ou Thunderbolt para conectar no MAC ou PC. Você geralmente precisa instalar um simples driver para sua interface, mas depois você estará pronto para continuar.

Recomendações: A esquerda temos uma placa intermediária Focusrite 2i4 e a direita Apollo Twin uma placa mais profissional (Ambas são utilizadas no setup da Enxame)
Nos últimos tempo os studios de todos os tamanhos vêm gravando no computador. Graças aos software programas que fazem a gravação de inúmeras pistas de áudio e de MIDI, eliminam ruídos, adicionam efeitos, corrigem a dinâmica e os timbres, realizam mixagens totalmente automatizadas, sonorizam vídeos e ainda geram ótimos sons através dos instrumentos virtuais, finalmente os estúdios se nivelaram por cima. Agora, com muito ou pouco investimento, o que mais faz diferença é o talento de cada produtor/operador. podendo gravar com qualidade a partir da placa de áudio.
Monitores
Os Monitores de estúdio são considerados, possivelmente, a ferramenta individual mais importante para obtenção de sons de alta qualidade.
Monitores de referência são a sua base de comparação dentro do estúdio. Eles precisam passar com fidelidade o som que está sendo captado, mixado ou masterizado.

Recomendações: Os monitores Edifier são bons monitores de entrada, já o Yamaha é um monitor já consagrado com boa qualidade e durabilidade.
Se no seu monitor suas mixes soam bem, mas em outros sistemas elas não estão tão boas assim, tem alguma coisa errada!
Eles vão ser sua companhia constante dentro do estúdio por muitas horas. Você precisa estar satisfeito com o seu trabalho com eles. Essa é uma escolha importante para um produtor!
Fones de Ouvido
Geralmente as pessoas quando começam a produzir optam por começar com fones de ouvido devido ao investimento e por motivos de não ter um espaço adequado.
Por que fones de ouvido primeiro? Porque é a melhor maneira de começar a produzir e mixar músicas.
Você está em um quarto que não foi feito para som. Você está em um apartamento onde barulho é um problema (vizinhos, colegas de quarto)Você não pode ainda investir em um bom par de monitores.

Recomendações: Akg 418 um bom fone intermediário, pode ser utilizado para discotecar, ao lado temos o Audio Technica MX50 um fone profissional.
Mesmo depois que você tiver seus monitores e tratamento acústico você ainda vai precisar de um par de fones de ouvido de monitoramento. Então é um ótimo investimento desde do início, não importa como o seu estúdio está configurado.
vou mostrar aqui alguns modelos de fone
Microfone
Captação do áudio em home studio
Qualquer som que venha da voz ou instrumentos acústicos tem que passar pelo microfone para ser gravado. Os instrumentos elétricos como guitarra, baixo ou com amplificação própria podem ser conectados diretamente na mesa ou placa de som.
Eu particularmente gosto do Microfone Condensador para praticamente tudo, gravação de voz, gravação de violão, etc…

Recomendações: Temos o AT2020 ótimo para quem está começando. ao lado o Akg C414 um mic mais avançado, semelhante ao que utilizamos aqui no estúdio.
Microfone Condensador são bem mais frágil que os Microfones Dinâmicos. Dificilmente você vai ver um Microfone Condensador jogado no chão de um estúdio, ou mesmo em um palco. Isso porque no próprio manual dos Microfones Condensadores já vem escrito para transportar com cuidado e coisas do tipo.
Teclado
Se pretende gravar o editar instrumentos virtuais, será preciso um teclado controlador MIDI que pode ser um teclado comum que tenha saída MIDI para ser conectada a entrada MIDI da placa ou alguma outra interface MIDI separada para que a DAW ou Instrumento virtual receba o sinal MIDI.

Recomendações: Do lado direito temos o Akai Mini um equipamento de entrada, ao lado temos o Roland um equipamento mais profissional.
Nesse texto falamos um pouco dos equipamentos necessários para montar um Home Studio, citamos equipamentos de entrada e profissionais. Assim você pode fazer uma analise chegando a uma boa conclusão. Lembrando que existem diversos tipos de equipamentos de outras marcas que não foram citados, portanto vai apenas uma dica baseada nos equipamentos que já trabalhei.
Saiba mais sobre os nossos treinamentos.
Comments