top of page
Foto do escritorLucas Lpas

Principais softwares para produção e edição de áudio.

Atualizado: 12 de dez. de 2018

Todo mundo tem uma opinião de qual software de gravação é o melhor para produção. Mas o que importa é “Qual DAW é a melhor para você?”

Se informe sobre quais softwares DAW estão disponíveis. Explore as funcionalidades e teste alguns trials. Citei algumas das ferramentas mais utilizadas.



O que é um DAW?

Uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) é um dispositivo de hardware ou software aplicativo usado para compor, produzir, gravar, mixar e editar áudio, como por exemplo músicas, falas e efeitos sonoros.


Ableton Live

Ableton estabeleceu um ponto de referência quando se trata de software de gravação. Seu software Live 10 é usado em todo lugar na produção de música. Seja mixando um projeto em casa no seu quarto, ou usando a janela “set” para seqüência ao vivo no palco, Ableton Live é uma poderosa ferramenta de gravação e edição para músicos de todos os níveis

Ableton Live é uma DAW baseada em loops que foi desenhada para ser tanto um instrumento para performances ao vivo como uma ferramenta para compor, editar e mixar. Ideal para usuários intermediários e avançados.


(Um dos software mais utilizados nos Cursos e Gravações da Enxame Records)



FL Stúdio

Conhecido inicialmente como Fruit Loops, o FL Studio é um software de produção musical que possui uma interface gráfica com base em um sequenciador de música. É muito popular para criação de instrumentais de Rap e Hip-Hop. Beatmakers de todo o mundo utilizam o FL Studio para produzir beats por sua grande facilidade em sequenciamento MIDI. Está disponivel para Windows e Mac OS.


(Software utilizados nos Cursos de Beatmaker, Produção de Funk e EDM)



Pro Tools

É uma DAW de uso profissional desenvolvida e fabricada pela Avid Technology indicada para usuários avançados. Além de ser usado para produção musical, também é muito utilizado para pós-produção e dublagem de filmes e programas de TV. Está disponível para Windows e Mac OS. Por muito anos foi o considerado o melhor software, sendo utilizado em vários estúdios para gravações profissionais.




Reaper

É uma DAW multi-plataforma com interfaz muito intuitiva que permite a gravação de MIDI, edição, processamento, mixagem e masterização. Possui uma grande variedade de ferramentas profissionais e plugins que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de produção, o que torna o Reaper um dos programas de audio mais versáteis. Está disponivel para Windows e Mac OS.




Logic X

Se você tem um Mac, o Logic Pro é uma das melhores opções. É uma ferramenta muito completa, permite compor, editar e mixar suas criações, além de trazer uma biblioteca muito grande de efeitos e recursos para obter resultados diferenciados nas produções musicais. Está disponível para Mac OS.




Propellerhead Reason 8

A versão 1 do Propellerhead’s Reason foi lançada em 2001. Agora, na versão 8, o Reason continua a ser um dos DAWs mais amplamente utilizados no mercado, além de ter construido um seguimento leal de produtores.

O espaço de trabalho do Reason 8 gira em torno da view ‘Rack’. Módulos, processadores e instrumentos podem ser adicionados ao rack a partir do navegador para simples, sampling, arranjo e edição.

Ao longo do tempo essa Daw ficou um pouco ultrapassada, com a chegada de novos softwares como Ableton, Logic e etc




Garage Band

Em geral, o GarageBand é uma ferramenta simples, mas eficaz, para começar a produzir música. E se você estiver lendo isso em um Mac, você já o tem. Então faça algo hoje!

O layout geral é intuitivo e simples de usar. Quando você adiciona um instrumento você realmente vê o instrumento na bandeja de arranjo (que conceito!).

Não importa o que você esteja gravando, o GarageBand facilita o carregamento e o ajuste de qualquer projeto. A codificação em cores faz o layout ficar fácil de seguir.

E as dicas úteis que o GarageBand fornece no software são escritas em linguagem simples acessível a todos os níveis de habilidade de produção.




Cubase de Steinberg 

Cubase é beeeeeeeeem antigo, vem de uma terra antes de DAWs modernos. A versão 1.0 foi disponibilizada para o Atari ST em 1989.

Agora na versão 8.5, ele passou por muitas versões e redesenhos substanciais. Continua sendo um dos softwares de produção musical mais amplamente utilizados e respeitados.




Depois de muito tempo utilizando vários softwares, cheguei a conclusão que a grande diferença quem faz é o produtor, independente do software a imaginação sempre está dentro de você. Sabendo disso basta apenas estar bem familiarizado com a ferramenta e começar a fazer suas primeiras produções.


Saiba mais sobre os nossos treinamentos.

bottom of page