top of page

Tipos de Microfones: Dinâmico, Fita (Ribbon) e Condensador

Foto do escritor: Arthur NavarroArthur Navarro

Microfones são transdutores, ou seja, são dispositivos que convertem um tipo de energia em outro tipo de energia. Neste caso, microfones convertem energia acústica em energia eletromagnética. A maneira que esta conversão é feita define qual é o tipo de microfone, pois definem as características e gama de frequências que eles são capazes de registrar.







Dinâmico: É o tipo mais comum de microfone. Os microfones dinâmicos utilizam uma bobina enrolada em torno de um ímã, o qual vibra quando o som encontra o fino diafragma anexado a ele. Esta vibração resulta em ondas elétricas que são análogas às ondas acústicas que entram no microfone. Desta forma, a interface de gravação consegue registrar essas ondas elétricas em sinais digitais. São muito resistentes ao manuseio e à pressões sonoras.


Os microfones dinâmicos possuem boa resposta de frequências médias e as agudas são moderadas, porém não possuem muito boa resposta para frequências graves. São recomendados para gravação de algumas peças de baterias (caixa, ton, maceta do bumbo), backing vocals, amp de guitarras e baixo. Exemplos: Shure SM 57, Shure SM 58, AKG D112, Electro-Voice RE-20, Sennheiser MD 421.





Fita (Ribbon): São tipos menos comuns de microfones, os quais utilizam uma fita suspensa envoltos a um campo magnético, ao invés de uma bobina. Os microfones de fita tem mais resposta de frequências agudas se comparados com os microfones dinâmicos, entretanto são muito frágeis ao manuseio e à pressão sonora.

Os microfones de fita são utilizados para instrumentos que possuem natureza que projetam mais frequências agudas, ao exemplo de instrumentos de sopros, instrumentos orquestrais, hi-hat de bateria ou vocais. Exemplos: Coles 4038,

Royer 121, Beyerdynamic M160, AEA R84.




Condensador: Os microfones condensadores utilizam duas lâminas, as quais vibram de acordo com a incidência da fonte sonora sobre elas e o campo magnético entre elas. Estes precisam de uma fonte extra de energia para funcionar (Phantom Power ou +48V, geralmente encontrados nas mesas e interfaces de gravação). Os microfones condensadores tem mais resposta de frequências agudas e médio-graves se comparados com os microfones dinâmicos, também são frágeis ao manuseio e à pressão sonora intensa.

Os microfones condensadores possuem uma gama abrangente de resposta de frequências, aliado a uma característica realista e transparente. São ideias para a gravação de vocais principais, ambiência de salas, hi-hat da bateria e instrumentos acústicos, ao exemplo de violão. Exemplos: AKG C414, Neumann KM 184, Audio Technica AT 4040, Neumann TLM 130, Neumann U67, Neumann U47.




bottom of page